Exame de sangue, plaquetas altas, plaquetas baixas, o que significa. Mediquo, seu amigo médico. Bate-papo médico.

O que significa ter plaquetas altas ou baixas?

Você acabou de fazer os exames de sangue e ainda tem dúvidas sobre as plaquetas altas ou baixas, não se preocupe, vamos explicar porque isso acontece e como você pode remediar.

As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são células do sangue responsáveis ​​pela coagulação normal do sangue. Quando há um corte em um dos vasos sanguíneos, as plaquetas grudam no local, enviam sinais químicos para obter mais ajuda e se conectam para formar um tampão. Uma vez que o tampão é formado, a coagulação é ativada. Com a coagulação, o sangue perde seu estado líquido até o desenvolvimento de um coágulo. Isso permite que o sangue pare de fluir através de um vaso rompido.

Quais são os níveis de plaquetas ideais?

Ter plaquetas em níveis normais é importante. Se você tiver plaquetas baixas, poderá ter sangramento interno, enquanto se tiver plaquetas altas, podem formar-se coágulos que podem ser bastante prejudiciais. Os níveis ideais de plaquetas no sangue devem variar de 150.000 a 450.000 mm3.

O que acontece se você tiver plaquetas altas?

O mais comum é que você tenha plaquetas altas devido a um processo inflamatório ou à falta persistente de ferro. Essa falta de ferro pode ser causada por:

  • Se for uma mulher em idade fértil, é normal que menstruações abundantes diminuam os níveis de ferro e, portanto, aumentem as plaquetas.
  • Se for um homem, a deficiência de ferro (diminuição do ferro no sangue) pode ser uma indicação de perda oculta de sangue, embora possa haver outras causas.

Em relação às doenças inflamatórias crônicas, a colite ulcerosa ou artrite reumatoide podem estar relacionadas ao aumento dos níveis de plaquetas.

O problema com as plaquetas altas também pode estar na medula óssea, quando alguma mutação genética faz com que as células-tronco produzam plaquetas em excesso. Se o aumento das plaquetas for devido à última causa, há um risco aumentado de trombose ou formação de coágulos.

Os alimentos que você pode ingerir para diminuir a contagem de plaquetas são alho, peixes e frutas. E os alimentos a evitar são aqueles com vitamina K, como repolhos, vegetais de folhas verdes e carne vermelha.

O que acontece se as plaquetas estiverem baixas?

A diminuição das plaquetas pode ser devido a:

  • Infecções virais ou bacterianas.
  • Doenças autoimunes: o corpo produz anticorpos que atuam contra as próprias plaquetas.

Ter plaquetas abaixo de 50.000 está associado a um alto risco de sangramento. Nesse caso, os alimentos que você pode consumir para aumentar as plaquetas são vegetais, nozes e frutas com vitamina C e K, como kiwi, morango ou laranja.

*Conteúdo validado pela equipe médica da mediQuo.

Têm dúvidas?

Consulte agora mediQuo

 

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta